quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

RESOLVENDO PENDENCIAS DO PASSADO Gênesis 45;

Texto: Gênesis 45 – A história de José;



A HISTÓRIA DE JOSÉ

I)                  José desperta a inveja dos seus irmãos (Gên. 37.1-11);
II)               É vendido aos Ismaelitas ( 37.12-35);
III)            É revendido para Potifar, no Egito (37.36 e 39.1);
IV)           Ele conquista a confiança de Potifar (39.2-6);
V)              José é cobiçado e tentado pela esposa de Potifar (39.7-19);
VI)           José sofre as consequências de sua honestidade (39.20);
VII)        Ele conquista a confiança do carcereiro (chefe dos presos) (39.21-23);
VIII)     Interpreta sonhos de dois presos do rei (copeiro e padeiro) (40.1-23);
IX)            Mesmo assim, continua preso por mais dois anos (40.23 e 41.1); Caiu no esquecimento.
X)               José é lembrado e interpreta o sonho de Faraó (41.2-37);
XI)            Ele se torna o governador do Egito (41.38-57);
XII)         O passado de José vem à tona (Caps. 42-46).


RESOLVENDO PENDENCIAS DO PASSADO

Em Gên. 41. 51,52; Ao colocar os nomes em seus filhos, José mostra que desejava esquecer o seu passado (Manassés), reiniciando uma nova história de vida (Efraim); Só que ao chorar desesperadamente diante dos irmãos, descobre que seu passado ainda estava lá e o machucava muito! Veio a sua memória tudo o que a muito tempo ele fingiu esquecer!
Se eu quiser resolver as pendencias do meu passado, eu preciso...

1)      Encarar o meu passado com disposição pl perdoar vv 4-8;
·         Deus o fez perdoar, lembrando-o do propósito dEle ao envia-lo ao Egito!
·         Deus transforma o olhar de José em relação ao seu passado de derrota e aflição;

2)      Abrir mão do direito de vingança vv 9-13;
Rom. 12.19-21 “Não vos vingueis a vós mesmos, amados... Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber... Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”
No cap. 50.15, os irmãos de José deixam transparecer o que sentiram durante todo o tempo em que estavam no Egito dependendo dele; Apavorados com muito medo da vingança de José!

3)      Desejar paz ao meu ofensor vv21-25;

Não contendais (brigueis) pelo caminho... V 24
Jesus foi o maior exemplo, quando disse na agonia da cruz: “Perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem!” E ele mesmo ordena aos seus seguidores: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” Mat. 5.44.

Concluindo: (Mateus 18.21-35) Deus deseja que eu e você perdoemos:
·         O perdão é um meio de curar a minha dor. (Alguém disse certa vez que guardar mágoa de alguém é o mesmo que tomar um frasco de veneno desejando que esse alguém morra).
·         O perdão me livra de problemas no futuro. V 35
·         Eu preciso perdoar, mesmo que a minha história não termine como a de José; (Existem relações que talvez nunca voltem a ser como eram antes do conflito, mas isso não significa que meu perdão não obteve resultado positivo)! Os motivos podem ser os mais variados! Reatar relações nem sempre é possível, mas o que importa é que nossos corações fiquem livres, em paz, e isso só é possível se dependemos da graça de Deus! Que Ele, com sua graça, nos capacite; Um abraço,

Else Dias do Amaral Pereira.


Um comentário: