quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Deus, sara a nossa terra! II Crônicas 7.14;


Deus, sara a nossa terra! II Crônicas 7.14

"E se o meu povo que se chama pelo meu nome...sararei a sua terra"

Não há dúvidas de que nossa terra está doente! Nossa terra está adoecida moralmente, com o aumento da promiscuidade, da imoralidade, da corrupção e da violência; nossa terra está adoecida ambientalmente, com tanta poluição e deterioração do meio ambiente; nossa terra está adoecida espiritualmente com tantas pessoas  sedentas de Deus sendo levados por ensinamentos falsos e misticismos, buscando felicidade, paz, preenchimento do vazio de Deus na alma! Sim, realmente nossa terra está doente! 

Sara nossa Terra, Deus, por favor!
Se eu quero que Deus sare a nossa terra...

1) Eu preciso deixar que Ele comece por mim (João 1.11-12 e 3.3);

"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; ..."Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.";

É incrível como um povo formado por Deus para ser bênção para todas as demais nações se torne tão impotente no cumprimento de sua missão! Jesus, o Homem Deus, vem pessoalmente com a finalidade de resgatar seu próprio povo e é rejeitado; Nicodemos, um chefe religioso, ao procurar Jesus, começa a elogia-LO, e ouve dEle o seguinte: "Necessário vos é nascer de novo"; não adianta eu querer mudar o mundo, quando eu mesma preciso mudar!

Em Lucas 14.16-24, Jesus conta a história de um homem decepcionado com seus convidados! Ele preparou uma grande festa, mandou chamar os convidados e cada um deles tinha uma desculpa para não atender ao seu convite! Até que o dono da festa quis encher sua casa de pessoas que até o momento não faziam parte da lista de convidados! Os fariseus e saduceus entenderam muito bem que se tratava deles, convidados indignos! Deus quer começar por mim, para sarar nossa terra!

Sara nossa terra, Deus, por favor!
 Mas se quero mesmo que Deus sare nossa terra...

1) Eu preciso clamar em favor dela (Ezequiel 22.30);

"E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.";

O texto mostra claramente que Deus esperava que houvesse alguém interessado em salvar Jerusalém! Que alguém se interessasse pelo bem da cidade e clamasse em seu favor, mas NADA!Deus não achou ninguém!

Onde estão nossos intercessores? Onde? O que temos feito, como povo de Deus, em favor da terra doente? Cada um de nós está preocupado consigo mesmo, seus problemas, seus relacionamentos, vida financeira... E o tempo passa e a nossa terra vai ficando cada vez mais doente! Quero que Deus sare a minha terra, desde que não precise de mim, desde que eu não precise me comprometer! Que tipo de crente sou eu, que vejo o mundo desmoronar, e sequer clamo em seu favor? Será mesmo que eu me importo com a cura da minha terra? O meio ambiente sendo destruído, gente morrendo todos os dias, miséria espiritual, e eu, aqui, preocupada comigo mesma, com minha família, com meus bens...

Se eu quero que Deus sare a nossa terra...

2) Eu preciso deixar que Ele me use nesse processo (Neemias 1.4-6 e 2.1-6);

É evidente que ao sentir-se triste com a notícia de que o povo de Jerusalém estava em miséria e que Jerusalém estava destruída, Neemias não ficou de braços cruzados; ele orou e Deus então o convoca para fazer parte da solução do problema. Quando há interesse nosso na solução de uma questão, quando realmente estamos interessados em ver sarada a nossa terra, nós seremos, com certeza, parte da solução; seremos os primeiros na lista de Deus! Quando clamo ao Senhor em favor de alguém, supõe-se que eu serei a primeira peça para montar o quebra cabeça! Se não há essa disposição, então, para quê clamar, então?
   
     Em Josué 1.9 Deus fala a Josué: "Não to mandei eu? ... Por que será que Deus escolheu justamente Josué? A Bíblia diz que Josué gostava de ficar perto de Deus, (Êxodo 33.11); mantendo-se no meio da tenda continuamente, Ele preocupava-se com o povo, pois servia ao lado de Moisés (Êxodo 24.13 e 32.17); Ele era cheio do Espírito Santo (Números 27.18);

    Em Isaías 6.1-8, Deus faz uma pergunta intrigante ao profeta:..."A quem enviarei e quem há de ir por nós?...";  Por que Deus o chamou? Isaías estava buscando Deus no templo, onde ..."viu o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono"... Se eu me aproximo de Deus para clamar em favor de um povo, de uma causa, então preciso me preparar para trabalhar nessa causa, em favor desse povo; Clamar em favor de Jerusalém, significava dispôr-se a levar o povo ao arrependimento, mudança de atitudes... Daí o motivo pelo qual ninguém mostrava interesse em clamar por Jerusalém!
O termo "se" no texto inicial indica uma condicional; "se o meu povo, que se chama pelo meu nome, ...";


  • Se humilhar;
  • orar;
  • buscar a minha face;
  • se converter do seu mal caminho;                                                                                                    

     Deus não achou um homem sequer que se colocasse na brecha do muro de Jerusalém, com disposição de levar o povo a uma reforma religiosa, afim de que a cidade não fosse destruída!

Eu e vc queremos que Deus sare nossa terra adoecida moral, ambiental e espiritualmente?
Se queremos, precisamos fazer a nossa parte! Que Deus nos capacite para isso, que Ele comece por mim e que eu me torne peça importante, usada por Ele nesse processo!

Espero ter ajudado vc de alguma maneira! Um abraço,

Else Dias do Amaral Pereira.



12 comentários:

  1. Diante do novo começo, um excelente tema para meditar e bons conselhos para praticar.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom para entender mais sobre a palavra de Deus. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Glórias a Deus!
    Amei ler essa mensagem.
    Sentir Deus falando comigo.
    Que Deus continue achando lugar em sua vida minha querida!
    Permaneça na doce Paz do Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  4. Amém amei a mensagem, q Deus me ensine e me ajude a ajuda. Glória Deus amém.

    ResponderExcluir
  5. Palavra abençoada, que estamos vivendo nos dias de hoje, se meu povo que se chama pelo meu nome, não se humilhar e se converter do seu mal caminho, nos temos que melhorar nossos caminhos tds dias, para Deus agir e se colocar na brecha, amei sua explicação, bênção 🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Que o Senhor Jesus nos perdoe e sare nossa terra, que nossa Nação venha se converter dos seus pecados.

    ResponderExcluir
  7. o Povo de Deus hoje ainda precisa de cura? 2020 e olhe lá quem governa o paraiso.

    ResponderExcluir