domingo, 18 de janeiro de 2015

Compromissos de um diácono! Uma família exemplar e um modelo para a nova geração!

ATENDENDO AO CHAMADO DE DEUS

JOSUÉ 1.9 “Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não temas nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”.

Diácono: A palavra no grego diakonos é encontrada cerca de 30 vezes no NT e era utilizada para descrever o trabalho de um escravo ou servidor religioso; quer dizer servo, assistente, servente. Mat. 23.11, 12 “O maior entre vós deverá ser servo”. “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado”.

Normas de conduta de um diácono: (I Timóteo 3.8-13).
 
AS INÚMERAS FUNÇÕES DE UM DIÁCONO

1)   Assistência pastoral – (Filipenses 1.1; Atos 6.1-6).
·        Preparação da ceia – (João 6.8-13).
·        Auxílio aos necessitados – (Atos 6.1-6).
·        Visitação – (Mateus 25.31-40).
·        Apoio nos cultos fúnebre – (Tiago 1.27).
·        Apoio à evangelização – (Atos 6.7,8 e 10).


O QUE DEUS DESEJA PARA FAMÍLIA DO DIÁCONO?

Josué 24.14,15


“... Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”
I) Deus deseja que na família eu cultive valores (Prov. 31.10-31)
·        Segurança (v 21) Os seus membros abrem mão de suas vontades, pl cuidar do outro. Proteção, aconchego.
·        Reconhecimento (v 10) Esforço pl ver coisas positivas nos membros da família.
·        Confiança (vv 11,12) Fidelidade é encarada como algo tão natural, que não cabe desconfiança nos relacionamentos. “Ela só lhe faz bem...”.
·        Trabalho (vv 13-19; 27) “... Não come o pão da preguiça.” Os membros da família trabalham em casa e fora dela pl que tudo funcione na mesma. “Examina uma propriedade e adquire-a;...”.
·        Amor ao próximo (v 20) “Abre a sua mão ao pobre,...”.

II) Deus deseja que na família do diácono  haja santidade
(Josué 24.14,15)
1) Jogue fora o ressentimento (Mat. 18.23-35); O homem se livra de uma dívida de 170 toneladas de ouro, e não é capaz de perdoar uma dívida de 30 gramas de ouro; o egoísmo não deve existir na família. “farinha pouca meu pirão primeiro”, tem sido o discurso dos nossos dias. Para mim, o perdão, para o outro, a lei.
2) Abra mão do individualismo (Eclesiastes 4.10); “Há duas coisas que não podemos fazer sozinhos: Casar e ser cristão”- Individualidade, sim; individualismo, nunca.
3) Evite palavras torpes (Efésios 4. 29);
a-Mentiras, (Col.3.9);
b-maledicência, (Prov. 11.13);
c- murmuração, (Fil. 4.11);
d- Grosserias “falta de fineza” Mat.12.33,34);
III) Deus veio ao mundo através de uma família (Lucas 1.26-33)
1) Ofereceu salvação (João 3.16);
2) Felicidade (João 10.10); “O ladrão não vem senão pl roubar... Eu vim para que tenham vida e vida com abundância.”
3) Liberdade (João 8.32 e 36); “Conhecereis a Verdade e a verdade vos libertará; Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”
4) Paz (João 14.27; “ Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração nem se atemorize.

JOSUÉ 1.9 “Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não temas nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”.

O DIÁCONO DEVE SER MODELO PARA A NOVA GERAÇÃO



Josué, (Deus é salvação) é o mesmo Oséias filho de Num de Números 13.8, recebeu o nome Josué do próprio Moisés em Num. 13,16.
Modelo: objeto que se reproduz imitando-o. Aquele a quem se procura imitar nas ações, nas maneiras.
Quando penso em valorização da nova geração, fico pensando o que será dela, a quem deverá essa geração ter como referencial! Que tipo de modelo tenho sido?
Quando pequena, sempre quis impressionar meu pai. Eu o observava em tudo o que fazia! Lembro de uma vez que o vi com o chapéu de palha no peito, olhando pl cima, (num espaço de cimento lá em casa reservado para tratar aquilo que era colhido por ele e meus irmãos como feijão, café, sei lá mais o quê;) e perguntei a mamãe o que ele estava fazendo! Ela disse: está orando, minha filha! Ele sempre faz isso antes de começar o trabalho! Ele é um referencial pl mim! Gosto de ter meu pai como modelo, e o interessante é que o que me marcou não foram os cargos que possuía na igreja e seu envolvimento contínuo com a obra de Deus, mas o seu dia a dia ao fazer conosco o culto doméstico (faz isso até hoje), ao orar na hora das refeições, etc.
A nova geração precisa ver alguma coisa na gente que valha a pena imitar! Isso é um grande desafio pl mim nesse tempo e ao conversar com Deus sobre o assunto, entendi que algumas coisas precisam acontecer com a gente, se quisermos realmente ser modelo pl nossas crianças. Quando eu digo pl Deus: “eu quero ser esse modelo” tudo muda! Dou ao Senhor liberdade pl trabalhar em mim.
Se eu quiser ser modelo pl nova geração...


1) Preciso passar pelo fogo:
·        (Isaias 6.5-8)- boca tocada pela brasa viva;
·        (Daniel 3.21) – Sadraque, Mesaque e Abednego na fornalha;
·        (Jó 19.25) – O nível de maturidade, confiança e conhecimento de Deus depois do “fogo” era outro! O próprio Jó reconhece isso! Jó foi moído e confessa que só agora conhece a Deus de verdade! (Jó 42.1-6); a minha reação diante do sofrimento vai determinar se estou pronta pl ser modelo ou não!

Eu quero ser modelo pl nova geração! Vc quer? Então...

2) Preciso entender que Deus não está preocupado com quem eu sou, mas em quem vou deixar que Ele me transforme (I Samuel 16.7).
·        Quem era Josué antes de ser convocado? V9
·        Quem era Davi antes de ser ungido?
·        Quem era Moisés? Ex. 3.10,11.


Nessa nossa decisão de ser modelo, referencial, corremos dois riscos: de achar que somos o “máximo” ou que não somos “nada”, um zero à esquerda, um Zé ninguém, um coitadinho, etc.
Quem você é irmão? Quem eu sou? Não importa! Deus é tão Maravilhoso, que olha pl gente e diz: Eu posso colocar vc do meu jeito e te fazer MODELO pl as gerações futuras! Vc deixa? Se eu quiser ser modelo pl nova geração...

3) Preciso deixar Deus me conduzir pelo caminho da humildade (Salmos 126.6).
Aquele que leva a preciosa semente andando e chorando...”.
Enquanto somos conduzidos pelo caminho da humildade, aprendemos algumas lições:
·        Vencer as tentações (José);
·        Ser liderado (Josué);

Se eu quero ser modelo pl nova geração...

4) Preciso trabalhar muito (Josué 1.9).  “Esforça-te e tem bom ânimo...”.

1-    Prov. 20.18 planejar (Daniel 1.8)
“Propôs no seu coração não se contaminar...” Planejou no seu coração!
Decidiu primeiro, depois agiu!
2-  Eclesiastes 11.4 agir
3-  Ter consciência de para quê eu quero ser referencial (objetivo). I Cor. 9.16
“... Ai de mim se não anunciar o Evangelho.” O apóstolo sabia onde estava indo.


     Ser referencial dá trabalho! É trabalho do começo ao fim! Você quer? Holofotes se vierem, nunca deverão ser motivação pl eu ser modelo, referencial, porque não foi pl isso que Deus nos chamou. Que holofotes o apóstolo Paulo teve?


     Ficar no anonimato é bem mais confortável, com certeza, e se quero moleza, é melhor nem pedir pl Deus que me use!
Quero terminar citando um momento muito especial na vida do apóstolo Pedro: No Evangelho de João 21.15-17 Jesus encontra Pedro quebrado, humilhado, envergonhado por tê-lo negado e o convoca para apascentar suas ovelhas; Você me ama, Pedro? Senhor, tu sabes o que eu fiz! Tu sabes o que eu mereço!  Eu não perguntei isso, Pedro! Jesus convoca gente quebrada pl fazer brilhar e por mais que reflitamos o brilho de Cristo ao nos colocarmos a disposição de Deus pl sermos modelo, isso nunca deverá ser motivo de vaidade. E se algum dia Deus nos colocar em um lugar de honra, tenhamos sempre em mente a seguinte canção:

     Não tenho palavras pl agradecer tua bondade; dia a dia me cercas com fidelidade.
Nunca me deixes esquecer que tudo o que tenho tudo o que sou e o que vier a ser, VEM DE TI SENHOR!
DEPENDO DE TI, PRECISO DE TI, SOZINHO NADA POSSO FAZER;
DESCANSO EM TI; ESPERO EM TI, SOZINHO NADA POSSO FAZER.
NUNCA ME DEIXES ESQUECER...

Deus abençoe grandemente a todos! 
Um abraço,

Else Dias do Amaral Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário