sábado, 10 de janeiro de 2015

Jesus, até quando vou continuar sofrendo? I Reis 17.1-7;

 O texto mostra o profeta Elias em um momento de crise, logo após uma vitória contra a maligna Jezabel e seus profetas idólatras; Sofrendo ameaças da rainha, ele vai para o deserto, senta-se embaixo de uma árvore e pede a morte; "Já basta, ó Senhor...";
 As crises existenciais fazem parte da nossa vida; há momentos em que perguntamos ao Senhor: Até quando, Deus, vou continuar nesse sofrimento? Até quando? Deus está atento, Ele não dorme e mesmo em momentos que parece não estar em silêncio, Ele nos ouve e trabalha em nosso favor!
Por que Deus nos deixa sofrer? Até quando, Deus, vou continuar sofrendo?

Eu vou continuar sofrendo...

1) Até que eu aprenda a adorá-lo enquanto sofro (Atos 16. 23-25); "E havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, ...E lhes segurou os pés no tronco. ... Oravam e cantavam hinos a Deus; e os outros presos os escutavam."

O profeta Elias sofria muito com as perseguições! Tamanho era seu sofrimento, que nem conseguia ver o grande livramento e a ação de Deus em seu favor, na luta contra os profetas de baal.

Até quando, Senhor?

2) Até que eu pare de olhar para meu próprio "umbigo" (Jonas 4.1-4); "Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado. E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! ... Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque me é melhor morrer do que viver."

Ficou ressentido, porque Deus perdoou aos que ele, Jonas, queria ver destruídos;
Será que conosco não acontece o mesmo?
Elias só sabia dizer o quanto ele era fiel, esquecendo-se de que outros judeus sofriam muito com a tirania de Jezabel, e não somente ele!
Querido, não é só vc quem sofre! Olhe ao seu redor e veja! Quantos estão sem esperanças, desesperados mesmo! Paremos de olhar só para nós mesmos e vamos gastar tempo cuidando de outros!

Até quando, Deus, até quando?

3) Até que eu aprenda a ouvir Deus ( Daniel 4.27-32); "Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça,... Ao fim de doze meses, ... serás tirado dentre os homens até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens; ..."

Ele não deu ouvidos aos conselhos de Deus dados por Daniel! Aliás, que homem espetacular foi Daniel! Sabia viver confiante em Deus sendo-lhe fiel mesmo em meio aos maiores desafios! 

Quantas vezes Deus quer nos falar de várias maneiras, mas estamos surdos sem disposição para ouvi-Lo!

Até quando, Jesus, até quando?

4) Até que eu abra os meus olhos e veja que Ele está bem perto de mim, aguardando apenas um gesto meu (Jeremias 33.3); "Clama a mim, e responder-te-ei; e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes."

Deus estava perto de Elias, observando e respondendo suas indagações! Ele diz: ..Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho." Levanta, Elias, disse Deus! Levanta-te, querido, alimente-se da Palavra e siga em frente! Nosso prêmio não é aqui!

Deus espera por atitudes nossas! Em II Crônicas 7.14, ele diz: " Se o meu povo, ... se humilhar, orar e buscar a minha face..."; Em I Samuel 7.3 Ele diz: " ...Tirai dentre vós os deuses estranhos..."; Em João 11.25 Ele diz: " ...Quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá;" Em Apocalipse 3.20, Ele fala: " Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta..."

Deus está perto da gente o tempo todo, aguardando uma atitude nossa! Clama a mim! Clama! O que eu e vc temos feito? Quais atitudes precisamos tomar para que percebamos as coisas maravilhosas que Deus tem feito em nós e através de nós?

Espero ter podido ajudar de alguma maneira, com estas palavras. Um abraço,

Else Dias do Amaral Pereira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário