sábado, 24 de janeiro de 2015

Nos montes e nos vales, Deus é Senhor! I Reis 20.23,28 e 29



Nos montes e nos vales, Deus é Senhor! I Reis 20.23,28 e 29;

"Por que os servos do rei da Síria disseram: Seus deuses são deuses dos montes, por isso foram mais fortes do que nós; mas pelejemos com eles em campo raso, e por certo veremos, se não somos mais fortes do que eles!" E chegou o homem de Deus, e falou ao rei de Israel, e disse: Assim diz o Senhor: Porquanto os Sírios disseram: O Senhor é Deus dos montes e não Deus dos vales; toda esta grande multidão entregarei nas tuas mãos; para que saibas que eu sou o Senhor. ... E os filhos de Israel feriram dos Sírios cem mil homens de pé, num dia."

Israel vence a guerra contra os sírios e logo depois Deus manda o profeta para falar ao rei que se prepare para no prazo de um ano, ser atacado novamente! Olha a mentalidade dos sírios e a falta de conhecimento do Deus de Israel! Começam a imaginar que o Deus Todo Poderoso depende de lugar para vencer! 'Vamos atacá-los no vale, pois o Deus deles só vence nos montes!' Que mente pequena! Será que hoje encontramos pessoas pensando dessa forma também? Desconfia do poder de Deus quando as coisas vão mal, como se Deus não estivesse agindo nesses momentos! 

Quando falamos de MONTES, na caminhada espiritual, entendemos serem lugares de vitórias, lugares altos, de segurança, onde se tem uma melhor visão das coisas! O VALE é o contrário disso tudo! Lugar de derrotas, baixo, de insegurança, pois a visão é difícil. 

Onde vc está? No monte ou no vale? Isso não importa tanto, pois grandes batalhas são travadas tanto em um como em outro lugar! Existem pessoas em lugar de vitória, mas enfrentando batalhas internas terríveis! Sua dependência de Deus vai fazer toda a diferença nessa hora! Existem pessoas no vale, já quase sem nenhuma esperança de que algo bom aconteça! 

Com base na Palavra de Deus, eu posso afirmar para vc que nos montes e nos vales, Deus é Senhor, sabe por que? 
Porque nos montes e nos vales...

1) Ele assume minhas batalhas (II Crônicas 20.12-18);

..."Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco..."

É assim o nosso Deus! Estão machucando vc? Está sentindo-se em um vale? Saiba que o Deus que te faz vencer no monte, vence por vc no vale!
O importante não é em que lugar estou ao enfrentar uma batalha, se no monte ou vale e sim que Deus esteja á frente da mesma! Em Isaías 41.10, Deus usa o profeta para falar ao seu povo: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça."

Sim, queridos! Nos montes e nos vales, Deus é Senhor, sabem por que?
Porque nos montes ou nos vales...

2) Ele renova minha esperança (Jó 14.7-12);

Esse texto mostra a extrema aflição de Jó, desesperançado ele diz que ..."Há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará... Porém, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o seu espírito, então onde está ele?..."

No entanto, logo adiante, o próprio Jó, no cap. 19.25 diz: ..."Eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra."
É incrível como alguém em meio a tanta dor, como a perda dos bens, dos filhos, da saúde, da confiança dos amigos, grite com tanta convicção: "Eu sei que o meu Redentor VIVE!"
Sim, o Senhor é Aquele que renova minhas esperanças! Jó, embora em crise, teve suas esperanças renovadas! Deus muda tudo e vira o cativeiro dele!

O Deus que abençoa vc nos montes, abençoa também nos vales! Sabe por que?

3) Ele fala conosco, mesmo no vale (Ezequiel 3.22);

..."Levanta-te, sai ao vale; ali falarei contigo."
A grande verdade é que quando estamos no vale, nossos ouvidos ficam mais sensíveis à voz de Deus!
No monte, em meio ao sucesso, vitórias, tudo dando certo, corremos o risco de adquirirmos a surdez espiritual; daí, algumas vezes Deus precisa nos levar aos vales da vida, afim de que ouçamos a sua voz! O salmista declara no Salmo de nº119.67,71: ..."Antes...andava errado... Foi-me bom ter sido afligido...";

Os Sírios estavam enganados, achando que o Senhor seria Deus dos montes somente e não dos vales!
Vc está no vale, querido? Deus continua sendo o TEU DEUS, mesmo mo vale! Acredite!

O Senhor é Deus nos montes mas também é DEUS nos vales, sabe por que?

Porque, mesmo no vale, ...

4) Ele tira o nosso medo (Mateus 14. 22-32);

V27 ..."Tende bom ânimo, sou eu, não temais." 

Quem está no seu barco, querido?

Esse momento terrível na vida dos discípulos, quando o barquinho onde estavam estava afundando e a ponto de ser destruído pela tempestade, aparece Jesus fazendo-os ver que não estavam sós!

Em Isaías 44.8 Deus fala pelo profeta ao povo de Israel: "Não vos assombreis nem temais:.. Há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça."

Quando Josué estava assustado diante da grande responsabilidade dada a ele, Deus fala ao seu coração em Josué 1.9: "Não to mandei eu? esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares."

Uma música, cujo refrão me fala muito ao coração: " ...Não temo mais o mar, pois firme está minha fé; no meu barquinho está Jesus de Nazaré! Se o medo me cercar, ou se o vento soprar, seu NOME eu clamarei, Ele me guardará!"; Essa certeza de que Jesus está em nosso barco, faz toda a diferença, não importando muito se estou no monte ou no vale! O que importa é que o meu Senhor é Deus nos montes e nos vales! Aleluias!

Como posso deixar de adorar a um DEUS assim? Como não ser dEle? Como não descansar nEle?

Eu espero, de coração que esta palavra tenha ajudado vc!
 Um abraço,

Else Dias do Amaral Pereira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário